Skip to content


Dia do Médico-Veterinário 2020

9 de setembro


O médico-veterinário também cuida de você
é o mote da campanha deste ano para o Dia do Médico-Veterinário, comemorado em 9 de setembro. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o conceito de Saúde Única, que propõe a integração entre as saúdes humana, animal e o meio ambiente, e a contribuição do médico-veterinário para essa harmonia.

Atualmente regida pela Lei nº 5.517/1968, a profissão tem mais de 80 áreas de atuação. A campanha aborda esse universo por meio de quatro temas principais: segurança dos alimentos, controle de zoonoses, meio ambiente e o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Em entrevistas, peças publicitárias e mídias sociais, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) construiu, de forma colaborativa, um mosaico para apresentar como o médico-veterinário atua e influencia na qualidade de alimentos, solo, água, saúde pública, genética e no controle de doenças que circulam nos animais e atingem os homens – as zoonoses. Navegue e saiba mais sobre a grandeza e relevância da profissão.

Conteúdos da campanha

MÍDIAS SOCIAIS

baixe as peças

MÍDIAS OFFLINE

baixe as peças

VÍDEOS

assista

FAÇA PARTE

envie seu vídeo


Peças de mídias sociais 

Clique nas imagens para baixar as artes em alta resolução e compartilhar em suas redes sociais

Facebook

Instagram

Twitter

YouTube

Posts de interação

Posts sobre Saúde Única e covid-19

Posts sobre segurança dos alimentos

Isabelle Campello

Vetcast Isabelle Campello

Posts de saúde pública

Karina Diniz Baumgarten

Vetcast Karina Diniz Baumgarten

Posts de meio ambiente

Paula Helena Santa Rita

Vetcast Paula Helena Santa Rita


Peças de mídias off-line

Clique nas imagens para baixar as artes em alta resolução e divulgue a campanha

Anúncio Revista/Jornal

Newsletter/E-mail Marketing


Vídeos

Assista aos filmes institucionais da campanha

Paula Helena Santa Rita fala sobre a relação entre a produção animal e a preservação do meio ambiente

A produção animal enfrenta o permanente desafio de equilibrar sua relação com a preservação do meio ambiente. A médica-veterinária Paula Helena Santa Rita, professora e doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, fala sobre esse cenário.

Disponível nos seguintes formatos

Facebook

Instagram (feed)

Instagram (stories)

Twitter e YouTube

Karina Diniz Baumgarten fala sobre combate às zoonoses e arboviroses

A médica-veterinária Karina Diniz Baumgarten coordena o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) em Santa Catarina há 11 anos. Sua meta é erradicar as doenças, problemas sérios de saúde pública e entraves na exportação.

Disponível nos seguintes formatos

Facebook

Instagram (feed)

Instagram (stories)

Twitter e YouTube

Isabelle Campello fala sobre sanidade e qualidade

A médica-veterinária Isabelle Campello, especializada em vigilância sanitária e qualidade dos alimentos, esclarece que o papel do médico-veterinário é prevenir doenças e contaminações, intencionais ou não, garantindo a segurança da proteína de origem animal.

Disponível nos seguintes formatos

Facebook

Instagram (feed)

Instagram (stories)

Twitter e YouTube

Hélio Autran de Moraes fala sobre covid-19 e animais

Convidado a falar sobre Saúde Única para a campanha o “O médico-veterinário também cuida de você”, Autran avalia que a Medicina Veterinária e Humana estão unidas como nunca e o surgimento do vírus SARS-CoV-2 é um exemplo do que representa a Saúde Única.

Disponível nos seguintes formatos

Facebook

Instagram (feed)

Instagram (stories)

Twitter e YouTube

O médico-veterinário também cuida de você

A campanha quer chamar a atenção da sociedade para o conceito de Saúde Única, que propõe a integração entre as saúdes humana, animal e o meio ambiente, e a contribuição do médico-veterinário para essa harmonia.

Disponível nos seguintes formatos

Facebook

Instagram (feed)

Instagram (stories)

Twitter e YouTube

Presidente do CFMV fala sobre Saúde Única

Francisco Cavalcanti de Almeida compartilha como a atuação profissional de médico-veterinário contribui para a harmonia entre as saúdes humana, animal e do meio ambiente.

Presidentes compartilham suas experiências

Faça parte da campanha #somossaudeunica

Você é médico-veterinário e tem algo para contar sobre sua atuação na Saúde Única? Compartilhe com a gente! Queremos mostrar a todos a importância desse profissional para a saúde humana, animal e ambiental.

Grave um vídeo (pode ser pelo celular, na horizontal, ou seja, com a câmera deitada) de no máximo um minuto de duração e conte sua história. Encerre com a frase “o médico-veterinário também cuida de você” e poste de forma aberta (pública) nas redes sociais, usando #somossaudeunica. É uma oportunidade de mostrar a todos o quanto a presença dos médicos-veterinários é ampla e relevante na vida das pessoas.

Os vídeos aqui no hotsite da campanha e poderão ser compartilhados nas redes sociais dos CRMVs e do CFMV. Embarque nessa campanha!

O médico-veterinário também cuida de você.

Adriano Ferreira, CRMV-PB 0681

Professor de Patologia Clínica Veterinária e Deontologia Veterinária da UFCG, Paraíba. É secretário-geral do CRMV do estado e presidente da Comissão Estadual de Ensino da Medicina Veterinária do CRMV-PB.

André Moura, CRMV-AL 00274

Especialista em Defesa Sanitária e Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Ele é médico-veterinário pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas e fiscal sanitarista da Coordenação de Vigilância Sanitária de Maceió.

Bruna Duarte, CRMV-CE 2930

É assessora técnica no Programa das Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, desde 2017, e trabalhou na linha de frente na luta contra o covid-19, também pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Carina Pereira, CRMV-SC 10045

Trabalha com reprodução equina no município de Gaspar, Santa Catarina. Um dos trabalhos realizados pela médica-veterinária é a coleta de sangue dos equinos da região para realização do exame de mormo, zoonose transmitida aos humanos.

Dalila Gurgel, CRMV-RN 0029

Ela já atuou na fiscalização dos alimentos de origem animal e, hoje, trabalha na Secretaria de Saúde do município de Natal (RN). Assista ao vídeo e saiba como a médica-veterinária também cuida da sua saúde.

Dário Filho, CRMV-PI 0766

Conselheiro efetivo do CRMV-PI, médico-veterinário atuante na área de defesa da saúde animal, especialmente com o controle da raiva dos herbívoros, na Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI).

Evelynne de Melo, CRMV-AL 00797

É docente de Medicina Veterinária Preventiva na Universidade Federal de Alagoas, com atuação voltada à criação de instrumentos educativos, como os primeiros guias educativos para tutores de cães e gatos de Alagoas.

Fernando Spilki, CRMV-RS 7277

Doutor em genética e biologia molecular e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, também coordena os cursos de Biologia e Medicina Veterinária da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS). Coordena um projeto de pesquisa e testagem do novo coronavírus.

Inácio Clementino, CRMV-PB 0783

Trabalhou como fiscal agropecuário na Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da PB, onde atuou como coordenador do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose bovina e do Programa de Sanidade Equídea. É professor adjunto da UFPB/CCA.

Ingrid Atayde, CRMV-GO 2738

Na Medicina Veterinária Legal, ela atua com perícias ajudando em causas trabalhistas. Ao fiscalizar, diagnosticar e denunciar os atos de maus tratos contra animais, o médico-veterinário também cuida da saúde das pessoas.

Ismar de Moraes, CRMV-RJ 2753

Professor de Fisiologia Veterinária do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua, entre outros projetos, no grupo de trabalho técnico da covid-19, orientando nas questões sanitárias com o objetivo de proteger a saúde das pessoas dentro da UFF.

Jader Oliveira, CRMV-AL 05217

Atua na Defesa Alimentar e é coronel veterinário da reserva do Exército Brasileiro. É superintendente federal da Agricultura de Alagoas e coordena as ações de sanidade animal no estado para garantir a qualidade dos produtos de origem animal.

José Andreey Teles, CRMV-PB 1825

Presidente da Comissão Regional de Saúde Pública Veterinária do CRMV-PB. É docente no curso de Medicina Veterinária em instituição privada, ministra disciplinas da área de preventiva e legislação e é membro do Instituto SOS Caatinga de Alagoas.

Luís Eduardo Cunha, CRMV-RJ 2619

O Instituto Vital Brazil (IVB) anunciou o depósito de patente de seu novo soro no combate à covid-19, produzido com plasmas de cavalos. À frente desse projeto está o médico-veterinário Luis Eduardo Ribeiro da Cunha, vice-presidente do IVB.

Marianne Martins, CRMV-PB 01332

Como servidora efetiva, trabalhou com inspeção de produtos de origem animal no município de Pirpirituba (PB) e como coordenadora da Vigilância Sanitária de Caldas Brandão (PB), além de médica-veterinária compondo o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) do município de Solânea (PB). Atualmente é professora do curso de Medicina Veterinária.

Nélio Morais, CRMV-CE 0676

É presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV (CNSPV/CFMV) e coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (CE). Aperte o PLAY e saiba como ele também cuida de você.

Roberto Fecchio, CRMV-SP 19845

Tem experiência com Animais Selvagens e Odontologia Veterinária, atuando no Brasil, Estados Unidos, nações da América do Sul e África do Sul. É fundador do título de Especialista em Odontologia de Animais Selvagens pelo Colégio Americano de Odontologia Veterinária e atua como profissional nos Estados Unidos.

Suely Ruth Silva, CRMV-PB 1473

Especialista em Saúde Coletiva pelo CPqAM/FIOCRUZ/PE. Foi coordenadora no programa (PlanejaSUS) na Secretaria de Saúde de Pernambuco. Desde 2013, é servidora efetiva na Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses do município de João Pessoa (PB).

Yêda Rodrigues, CRMV-RR 0121

Foi chefe de Inspeção de Produtos de Origem Animal, ajudou na lei de criação da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima, assumiu a Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal, onde auxiliou na confecção da primeira lei de Produtos Artesanais do estado. Trabalha no Laboratório de Sanidade Animal (Lasan).