ração

16/03/2011 – Atualizado em 16/03/2011 – 12:00am

Preocupados com a possibilidade de faltar ração para os animais, em caso de algum problema com o abastecimento de grãos para alimentação animal, os os líderes das organizações representativas dos produtores de suínos no Canadá, México e os Estados Unidos pediram aos seus respectivos governos para abordar a questão da disponibilidade de alimentos com maior empenho.

Em reunião realizada no dia 11 de março em Mérida, no México, foi constatado que o mercado de grãos está instável em todo o mundo. Nos EUA, por exemplo, o Departamento de Agricultura (USDA) estima que há apenas 20 dias de estoques de passagem de milho – o menor nível desde 1995.

Os grupos emitiram este comunicado:

As indústrias de carne suína dos três países norte-americanos reuniram-se em Mérida, Iucatã, no México (11 de Março).
Nessa reunião, a principal preocupação expressa por todos os participantes foi a disponibilidade de curto e longo prazo de cereais destinados para a ração animal.
Os representantes da indústria já manifestaram estas preocupações aos seus governos nacionais, mas os representantes dos países concordaram em fazer uma reunião para que os ministros da agricultura do NAFTA possam atender e resolver esta questão a sério.
Se a disponibilidade dos alimentos não é abordada de uma forma responsável, a possibilidade de centenas de milhões de pessoas consumirem carne de porco e outras carnes será comprometida.