Presidente fala sobre recadastramento profissional ao Canal Rural

31/01/2023 – Atualizado em 13/02/2023 – 11:10am

Em entrevista, hoje (31), aos programas Giro do Boi e Ligados e Integrados, do Canal Rural, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, alertou sobre a campanha de recadastramento profissional que está ocorrendo de forma on-line desde o início do ano.

O recadastramento é gratuito para médicos-veterinários e zootecnistas que são registrados no Sistema CFMV/CRMVs, e dá direito à Cédula Profissional física, em cartão policarbonato, e à nova versão digital. Até o momento, mais de 7 mil profissionais já se recadastraram.

O CFMV elaborou um “Perguntas e Respostas” com as principais dúvidas sobre o recadastramento. O documento pode ser lido na íntegra aqui, além de um vídeo com o passo a passo.

Medicina Veterinária e Zootecnia

No bate-papo, o presidente destacou a importância do médico-veterinário e do zootecnista para o agronegócio, segmento expressivo para a economia do país. Sobretudo, na questão de saúde única: saúde pública, sanidade animal e meio ambiente.

“O médico-veterinário e o zootecnista são fundamentais para o agronegócio, tanto nas fazendas quanto na indústria. São eles que garantem a sanidade animal, a produção e a qualidade dos alimentos que serão consumidos pela população”, ressalta Francisco Cavalcanti de Almeida.

Sistema CFMV/CRMVs

O presidente do CFMV esclareceu que o papel dos conselhos federal e regionais é fiscalizar o exercício profissional de médicos-veterinários e zootecnistas, além de normatizar, orientar e supervisionar as atividades relativas à Medicina Veterinária e à Zootecnia em prol da sociedade.

A entidade tem a missão, ainda, de servir de órgão de consulta dos governos da União, dos Estados, dos municípios e dos territórios, em todos os assuntos relativos à profissão de médico-veterinário ou ligados, direta ou indiretamente, à produção ou à indústria animal.

As entrevistas completas podem ser assistidas na íntegra aqui e aqui, e fazem parte da parceria entre o Sistema CFMV/CRMVs e o Canal Rural, que contempla uma programação de 44 entrevistas sobre temas relacionados ao Agronegócio, à Medicina Veterinária e à Zootecnia.

Departamento de Comunicação do CFMV