Plenária aprova doação de equipamentos de informática aos regionais

29/07/2022 – Atualizado em 08/11/2022 – 4:17pm

Em função da recente renovação da infraestrutura tecnológica do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a 360ª Sessão Plenária Ordinária (SPO) aprovou, por decisão unânime, a doação dos equipamentos de informática que foram substituídos e estão em bom estado de uso e conservação. Ao todo, foram cedidos 74 computadores desktops, quatro notebooks, dois servidores e dois projetores aos 11 Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) que formalizaram pedido: Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco, Roraima, Rio Grande do Norte e Tocantins.

A sessão foi realizada virtualmente ontem (28), em razão da mudança da autarquia para uma sede provisória, nesta semana. Com a proximidade das eleições dos regionais de Amazonas e Tocantins, no final de agosto, a plenária aproveitou a sessão para indicar os delegados observadores das votações que escolherão as gestões para o triênio 2022-2025. O presidente do CRMV-GO, Rafael Vieira, acompanhará o pleito do Amazonas, no dia 26, enquanto que, para observar as eleições de Tocantins, no dia 31, foi designado o assessor técnico-jurídico de Relações Institucionais do CFMV, Rodrigo Montezuma.

Prêmios

Durante a reunião, foi definida a comissão avaliadora para apreciar os indicados aos Prêmios Professor Paulo Dacorso Filho e Professor Octávio Domingues 2021. A plenária indicou os conselheiros suplentes Flávio Veloso, Valney Correa e Wirton Costa. Eles terão de analisar a documentação dos candidatos e elaborar o relatório que será submetido à nova sessão plenária para votação dos premiados, conforme as Resoluções CFMV nº 677/2000 e nº 870/2007.

O Prêmio Professor Paulo Dacorso é concedido anualmente a médicos-veterinários civis brasileiros que tenham realizado relevantes serviços à ciência veterinária. Já o Prêmio Professor Octávio Domingues é outorgado a zootecnistas que contribuíram ao desenvolvimento agropecuário do país.

Orçamentário e participação

A plenária, por unanimidade, aprovou a publicação ad referendum da Resolução CFMV nº 1.467/2022, referente à primeira reformulação orçamentária deste ano dos CRMVs dos estados do Amapá e de Mato Grosso.

O presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, está de licença médica. Com isso, a plenária foi conduzida pela vice-presidente, Ana Elisa de Almeida, em exercício da Presidência até 10 de agosto de 2022, conforme Portaria nº 55.

A condução dos trabalhos contou com o apoio do secretário-geral, Helio Blume, e do tesoureiro, José Maria dos Santos Filho. Participaram também os conselheiros efetivos Célio Garcia, Marcílio Magalhães, Olízio Claudino da Silva e Paulo Guerra, além do suplente Flávio Veloso em substituição a Júlio Peres.

Compareceram ainda à sessão on-line os presidentes dos regionais da Bahia, Altair Santana; do Ceará, Francisco Atualpa; do Espírito Santo, Virgínia Emerich; do Mato Grosso, Roberto Renato da Silva; do Pará, Nazaré Fonseca; do Rio de Janeiro, Rômulo Spinelli; e de Santa Catarina, Marcos Neves.

Departamento de Comunicação do CFMV