Comissão discute apoio financeiro aos regionais

11/02/2020 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:30pm

Comissão discute apoio financeiro aos regionais
Laura Gabriela Snitovsky;Marcus Campos Braun; Igor Pinto de Andrade; Marcelo Weinstein Teixeira; Luiz Carlos Barboza Tavares; Francisco Atualpa Soares Júnior; e Therezinha Bernardes Porto ( da esquerda para direita). Foto: Ascom/CFMV.

Na segunda-feira (10), os integrantes da Comissão Permanente do Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Prodes) se reuniram na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, para analisar os pedidos de apoio financeiro a quatro Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs).

Solicitaram apoio os conselhos dos estados da Bahia, Paraíba, Pará e Tocantins. A comissão analisou os pedidos e redigiu parecer, com base nos critérios técnicos estabelecidos, pela aprovação ou rejeição da solicitação. O documento será analisado em Sessão Plenária para que seja tomada a decisão favorável ou contrária ao parecer.

Instituído em novembro de 2018 (Resolução CFMV nº 1.239/2018), o Prodes vai investir recursos exclusivos do CFMV em projetos elaborados pelos regionais voltados à fiscalização, infraestrutura, inovação, transparência, ou a ações de fortalecimento e desenvolvimento integrado do CRMV solicitante. A iniciativa não aporta recursos em projetos que contenham itens de custeio permanente dos CRMVs.

“Isso é mais um compromisso democrático da atual gestão que se torna realidade”, diz Luiz Carlos Barboza Tavares, vice-presidente do CFMV e presidente da comissão. “Somos um Sistema, um ajudando o outro e dando oportunidade de crescimento a todos”, afirma Marcos Braun, presidente do CRMV-ES e integrante da Comissão. “Considero esse um novo momento do Sistema CFMV/CRMVs”, declara o presidente do CRMV-PE, Marcelo Weinstein Teixeira, também participante do grupo.

Quem faz parte

A Comissão Permanente do Prodes é composta por membros do CFMV e dos CRMVs, de modo a coordená-lo de forma compartilhada e promover a seleção e o acompanhamento dos projetos. Seu conselho fiscal é composto por cinco presidentes de regionais, representando as cinco regiões do Brasil, e eles têm a atribuição de controlar o desembolso de recursos e a prestação de contas dos projetos aprovados.

A primeira reunião da comissão teve como componentes Luiz Carlos Barboza Tavares, vice-presidente do CFMV e presidente do grupo; os conselheiros titulares Therezinha Bernardes Porto e Francisco Atualpa Soares Júnior; Marcus Campos Braun, presidente do CRMV-ES; e Marcelo Weinstein Teixeira, presidente do CRMV-PE. Eles foram assessorados por Laura Gabriela Snitovsky, chefe de planejamento do CFMV, e Igor Pinto de Andrade, assessor administrativo do CFMV.

Assessoria de Comunicação do CFMV