Consulta

09/11/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:24am

As principais informações do comércio agropecuário brasileiro com os 30 maiores importadores podem ser acessadas no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (www.agricultura.gov.br). A nova edição do Intercâmbio Comercial do Agronegócio – Principais Mercados de Destino apresenta dados atualizados sobre o desempenho dos produtos comercializados em cada país até 2009.

Fonte de consulta para interessados no comércio exterior agrícola, o estudo realizado pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) abrange questões sanitárias e fitossanitárias com cada país importador, a participação brasileira nos principais destinos e o regime tarifário para os 20 produtos agrícolas mais importantes na pauta exportadora. A publicação permite ainda identificar oportunidades de exportação por mercado, tendo como referencial a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), entre outros.

O Intercâmbio Comercial do Agronegócio mostra que a participação brasileira no comércio agrícola mundial ganhou força a partir de 2003, tendo crescido mais que em outros setores. Há oito anos, o Brasil tinha 5,1% da fatia de mercado no agronegócio mundial, enquanto o comércio total do país representava 1,3%. Em 2008, período da última análise, o desempenho agrícola chegou a 6,8% de presença (crescimento de 1,4 ponto percentual), ao passo que a participação geral, em todo o comércio, foi de 1,6% (incremento de 0,3 ponto percentual).