#bemestaranimal: Conheça o manual de boas práticas em Equideocultura elaborado pelo Mapa e UFSC

13/09/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:44am

Por Flávia Lôbo

A Equídeocultura é a parte da atividade humana que trata de práticas de manejo, seleção, criação e manutenção de equídeos, incluindo asininos e muares. Normalmente não tem como finalidade a produção de alimentos, o que o descaracteriza como animal de produção, aproximando-o como animal de companhia.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) defende e divulga que em todas as áreas, seja para animais de produção, de companhia, selvagens ou de laboratório, o bem-estar deve ser considerado e o comportamento de cada espécie conhecido pelo médico veterinário e zootecnista para que suas necessidades sejam atendidas. E na Equídeocultura não é diferente; a atividade tem buscado adequar a criação dos animais às leis de bem-estar e aos princípios da ambiência.

Resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Manual de Boas Práticas em Equideocultura foi lançado, este ano, com o objetivo de favorecer o aumento do grau de bem-estar dos cavalos em diferentes sistemas de criação, sejam eles destinados ao esporte, lazer, trabalho ou reprodução.

O manual contém recomendações de manejo e indicadores individuais e ambientais para a avaliação do bem-estar de equinos. Esses indicadores podem auxiliar aqueles que lidam diretamente com cavalos a corrigirem ou evitarem problemas comuns em práticas e procedimentos de rotina.

Os conceitos e as sugestões apresentadas no material são provenientes de pesquisas e revisões bibliográficas desenvolvidas em trabalhos científicos e acadêmicos coordenados pela médica veterinária Denise Pereira Leme, professora de Reprodução Animal e Equinocultura da UFSC e idealizadora do projeto.

“Cada parágrafo foi detalhadamente pensado para que a melhor mensagem fosse passada. O manual tem o poder de despertar no ser humano que os cavalos são seres sencientes, e que somos responsáveis pela maioria dos sentimentos proporcionados a eles. A intenção é motivar a mudança para melhorar sempre”, descreve Denise.

Lizie Bus, chefe da coordenação de Boas Práticas e Bem Estar Animal do Mapa, acrescenta que o manual é uma orientação aos profissionais, e está focado em problemas de bem-estar animal que a criação de cavalos enfrenta hoje, como o confinamento excessivo, os métodos de treinamento, a identificação de dor, o uso de volumoso na alimentação, o manejo sanitário preventivo, entre outros.

“Os indicadores apontados no material são diretos – de observação no animal, como por exemplo sinais de negligencia de casco, condição corporal, condição de pelagem – ou indiretos – aqueles que observamos no ambiente, como qualidade e quantidade de cama, estrutura do alojamento, manutenção das estruturas e equipamentos”, relata Lizie.

“Muitas pessoas creem que se o animal está bem apresentado e produzindo/competindo bem é porque ele está bem, e não é assim. O bem-estar animal é mais amplo que o desempenho zootécnico e a saúde animal, envolve emoções e comportamentos. Os médicos veterinários e os zootecnistas tem o dever de sensibilizar o setor produtivo para a adoção de boas práticas que promovam um alto grau de bem-estar animal”, avalia a coordenadora do Mapa

As referências apresentadas a equinos no manual podem ser aplicadas a outros equídeos como jumentos, mulas e pôneis. Entretanto, é recomendado que dúvidas sobre cuidados exclusivos direcionados a esses animais (equídeos, não equinos) devem ser resolvidas com auxílio de especialistas graduados.

Acesse o Manual de Boas Práticas em Equideocultura, clique aqui.

Campanha do CFMV sobre bem-estar animal

O CFMV lançou, em abril deste ano, uma campanha nacional sobre bem-estar animal que tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre o seu papel, tendo os médicos veterinários e zootecnistas como grandes aliados na promoção do bem-estar animal.

A campanha conta com ações variadas, que buscam levar as pessoas e os profissionais à reflexão e ao maior entendimento sobre o bem-estar animal.

Clique aqui e confira a campanha do CFMV

Leia também:

CFMV lança campanha sobre bem-estar animal. Participe!

Assessoria de Comunicação do CFMV