Revista CFMV edição 75 trata das novas exigências para os profissionais que atuam na pecuária

19/12/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

Por Flávia Tonin

O crescimento do agronegócio colocou o Brasil em destaque na produção global de alimentos, especificamente, de leite e de carne bovina. Essa nova ordem tem exigido de médicos veterinários e zootecnistas atribuições mais complexas na pecuária.  A edição número 75 da Revista CFMV, em sua reportagem de capa, buscou entender quais são os desafios desses novos profissionais e qual é o perfil exigido pelo mercado atualmente. 

O texto destaca a importância do profissional que tem o olhar voltado para o cuidado com o rebanho e buscam tratamentos preventivos, para garantir a manutenção da produtividade.  “Temos que pensar na saúde do rebanho e não na doença”, explica o docente da Clínica de Grandes Animais da Universidade Federal de Viçosa (MG), Ernani Paulino do Lago. Para Nivaldo de Azevedo Costa, da Universidade Federal de Pernambuco, o aumento de produtividade dos animais exigiu um profissional mais especializado.  Ronaldo Boscolo, consultor e médico veterinário da Terra Desenvolvimento, de Maringa (PR), destaca ainda a mudança do produtor rural, como também o crescimento dos projetos pecuários em número de animais.

André Perrone, médico veterinário e empresário do Confinamento Monte Alegre, de Barretos ( SP) diz que o “profissional torna-se extremamente estratégico, atuando de maneira analítica e, principalmente, preventiva”. Dentre os novos desafios, a reportagem também aborda as questões de sustentabilidade, bem-estar e conservação. O texto traz ainda a opinião de outros médicos veterinários da área como Amauri Alcindo Alfieri, Anderson Lopes Baptista, Diogo Gaubeur, Enrico Ortolani , Julio Augusto Naylor Lisboa, José Renato Junqueira , Julio Otávio Jardim Barcellos, Maria Clorinda Soares Fioravanti e Otavio Luis Fidelis Junior.

Saúde Única

Em outros artigos, a publicação trata de diversos aspectos que envolvem a Medicina Veterinária e a produção de alimentos. Exemplos são os artigos “Clandestinidade na produção de Alimentos” e “A Cisticercose suína e suas implicações em saúde pública”. Tratando da clínica cirúrgica, a revista traz um texto sobre a osteomielite, uma infecção causada por bactérias ou fungos que pode permanecer localizada ou difundir-se comprometendo a medula do animal. Em outro tema técnico, aborda a laceração de períneo em éguas, com descrição das lacerações de primeiro, segundo e terceiro graus como também a descrição das técnicas cirúrgicas. A revista traz ainda outros temas como educação ambiental, pesquisa translacional indústria farmacêutica, além dos artigos científicos publicados no suplemento científico.

A Revista CFMV é uma publicação trimestral do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Sugestões e dúvidas enviar para revista@cfmv.gov.br

Assessoria de Comunicação do CFMV