O bem-estar dos animais de laboratório será discutido no congresso do CFMV em Curitiba

24/07/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:55am

24 de julho de 2014 – "Apesar da evolução das pesquisas, da legislação e do esforço do Brasil para acompanhar a tendência mundial pelo desenvolvimento de métodos alternativos à utilização de animais em ensino e pesquisas, ainda há um caminho a ser percorrido". A afirmação é da médica veterinária e doutoranda do Laboratório de Bem-estar Animal (Labea), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Vanessa Carli Bones. Ela é também  uma das colaboradoras voluntárias para a realização do III Congresso Brasileiro de Bioética de Bem-estar Animal, para o qual mais de 500 pessoas já garantiram presença. O evento vai acontecer em Curitiba entre 5 e 7 de agosto e está com as inscrições abertas. 

Integrante da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a médica veterinária e PhD Carla Molento explica que  a experimentação animal não pode ser tratada como uma questão fechada, com respostas absolutas.  “Por isso, o assunto será amplamente discutido no evento. Falará sobre o tema a PhD Judy MacArthur Clark, médica veterinária chefe do departamento de Controle de Uso de Animais em Experimentação da Inglaterra, um dos países mais desenvolvidos nesta área”, explica. Clark vai abordar o desenvolvimento internacional em relação ao uso de animais em pesquisa e educação.

 Legislação no Brasil
A criação e a utilização de animais em atividades de ensino e de pesquisa no Brasil obedecem aos critérios estabelecidos pela Lei Arouca (nº 11.794/08), que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais. 

Em 2012, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criou, por meio da portaria nº 491, a Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama) para promover o desenvolvimento, a validação e a certificação de métodos alternativos ao uso de animais. No mesmo ano, instituiu também o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM), responsável pela validação de pesquisas em fase de teste que não usam animais, isto é, a instituição atesta se o método pode ser usado sem risco.  

O Congresso

Nesse sentido, a comissão organizadora do Congresso de Bioética e Bem-estar Animal preparou um mini-simpósio dedicado exclusivamente ao tema 'bem-estar de animais de laboratório', com a participação de dois outros palestrantes de renome, além de Judcy Clark. Para falar sobre o controle do uso de animais para o ensino e a pesquisa no Brasil, o médico veterinário, PhD e pós-doutor Marcel Frajblat, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ; e sobre os desafios para a substituição do uso prejudicial de animais no ensino e na pesquisa”, o biólogo e PhD Thales Tréz, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). 

O III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal é realizado pelo CFMV em parceria com o Laboratório de Bem-estar Animal (LABEA), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Confira a programação.!

Para mais  informações sobre o evento, acesse o site do Congresso.

Leia também:

Mais de 500 pessoas já se inscreveram para o III Congresso Brasileiro de Bioética de Bem-estar Animal

– John Webster adianta o assunto que vai abordar no III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal

Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal vai discutir as políticas públicas para o controle populacional de cães e gatos

Bem-estar de animais de produção é um dos temas a serem debatidos em congresso organizado pelo CFMV em agosto

Um dos líderes mundiais em bem-estar animal, John Webster participará do III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal em Curitiba

Especialistas internacionais de renome integram a equipe de palestrantes do III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal

Sábado (31/5) é o último dia para se inscrever no Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal pela metade do preço

Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal encerra prazo para pagar inscrições com desconto no fim de maio